segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Estudantes de Paranaíba participam do Projeto Rondon


PROJETO RONDON – OPERAÇÃO NORDESTE/SUL – JULHO 2009


O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa com apoio dos demais ministérios além das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas. Foi reativado em 2005, por uma iniciativa da UNE.
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul atuou na cidade de Esperança – PB, no período de 19 a 31 de julho, compondo o conjunto A, que englobava a área de Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde e Cultura.
Participar do Projeto Rondon foi sem dúvida uma experiência inesquecível. Logo na chegada a Esperança fomos recebidos com banda e solenidade na câmara municipal, além de almoço bem caprichado, com música ao vivo.
Ficamos hospedados na cidade de Lagoa de Roça em uma propriedade rural a 10 quilômetros da cidade de Esperança o que dificultava um pouco a mobilidade até a cidade, porém as ações desenvolvidas saíram a contento.
Nós rondonistas levamos na bagagem livros, material impresso e muita ansiedade e voltamos com ela cheias de histórias algumas engraçadas, outras nem tanto, novos amigos, saudade e com a certeza de que aprendemos mais do que ensinamos, ah! Esqueci de mencionar as lembrancinhas.
Em nossa estada na cidade teve de tudo, muito trabalho, brigas, noites sem dormir, água suja para lavar roupa, festa, passeios, além de vários sentimentos misturados, alegria, tristeza, vontade de vir embora, insegurança, pois nossas ações estavam sendo vigiadas...
Mas com certeza o lema do Projeto Rondon é mais que apropriado “lição de vida e cidadania”, ninguém deveria sair da Universidade sem viver uma experiência como essa, é maravilhosa, não tenho nem palavras para descrever. Só posso afirmar uma coisa jamais esquecerei os dias que vivi o Rondon em Esperança.
Por Luana Cândida (Vice presidente do DCE)


Nenhum comentário: