Após visitarem a promotora dos Direitos do Consumidor, ficou marcado uma audiência com o diretor do PROCON e o Presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, bem como os presidentes dos Centros Acadêmicos cuja pauta será a discussão acerca da meia entrada na EXPOPAR 2009, incluindo a boate. A audiência será amanhã, 25/06 às 17:00 no prédio do MP.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
CA'S LUTAM POR MEIA ENTRADA
Após visitarem a promotora dos Direitos do Consumidor, ficou marcado uma audiência com o diretor do PROCON e o Presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, bem como os presidentes dos Centros Acadêmicos cuja pauta será a discussão acerca da meia entrada na EXPOPAR 2009, incluindo a boate. A audiência será amanhã, 25/06 às 17:00 no prédio do MP.
PROJETO DO CAD É MODELO EM DOURADOS
Inspirados no Curso de Formação Política desenvolvido pelo CAD na UEMS de Paranaíba, o Centro Acadêmico do Curso de Direito da Unidade de Dourados promoverá a primeira edição do Curso, no anfiteatro da UFGD.
"Parabéns aos companheiros de Dourados, e ao C.A 27 de Agosto, sob a presidência do acadêmico Fernado (3 ano) que em parceria com o DCE inicia esse novo trabalho. Sucesso a todos". (Diogo Barbosa)
__________________
fonte: Site da UEMS.
O Centro Acadêmico 27 de agosto e o Curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Dourados, realizarão nos dias 30/06 e 01/07, a partir das 19h, a primeira etapa do curso "Formação política".
Este primeiro ciclo de palestras, que acontece no Anfiteatro da UFGD, está intitulada “Promotores na Universidade” e se concretiza com o apoio do Ministério Público Estadual de MS. No evento, serão abordados temas de relevância como Lei Maria da Penha, patrimônio público, infância e juventude, cidadania, meio ambiente e tribunal do júri.
Os palestrantes são promotores de justiça de Dourados: Amílcar Araújo Carneiro Júnior (Lei Maria da Penha, Infância e Juventude), Cristiane Amaral Cavalcante (Cidadania), Paulo César Zeni (Meio ambiente e Patrimônio Público) e Élcio Félix D’angelo (Tribunal do Júri).
O Curso FORMAÇÃO POLITICA tem como objetivos o aprimoramento do conteúdo das disciplinas da grade curricular, bem como ampliar a pesquisa em temática não componente do eixo curricular do curso, como é o caso dos módulos de direitos políticos e partidos políticos imprescindíveis para a formação dos participantes interessados em desenvolver espírito crítico quanto à sua participação no processo democrático de escolha e fiscalização dos eleitos aos mandatos políticos dos poderes legislativo e executivo dos diversos entes da federação brasileira, bem como conhecer os Poderes e órgãos instituídos.
A inscrição desta etapa será efetivada no local mediante a entrega de 01 agasalho que será destinado à instituição beneficente de Dourados. Vale lembrar que o Campus I da UFGD fica na rua João Rosa Góes, 435.
Mais informações pelo tel. 9239-1651 com Fernando Machado.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Entra em pauta projeto que reconhece o CAD como de Utilidade Pública
terça-feira, 9 de junho de 2009
Após protestos Governador conversa com acadêmicos da UEMS
Conversa:
Após o término da solenidade na Câmara Municipal, André Puccinelli conversou com os manifestantes e explicou que o projeto de lei, que desvincula o repasse da universidade à arrecadação do Estado não tirou a autonomia da instituição e foi um ato necessário devido à crise econômica e a perda de receita que o Estado está enfrentando, evitando extrapolar o orçamento do Governo. Puccinelli admitiu ter repassado recursos menores que a inflação para a UEMS, ressalvando que em 2008, mesmo com a mudança na lei, a UEMS vem recebendo cerca de 13% a mais do que recebia com a antiga lei, que vinculava o orçamento da UEMS à arrecadação estadual.
O diálogo durou cerca de meia hora, e ao final o governador se comprometeu em receber uma comissão de alunos, professores e administrativos em Campo Grande para uma conversa esclarecedora sobre o assunto, sugerindo que esta comissão prepare um documento com todas as reivindicações ali propostas, garantindo que ouvirá todas e daí tomará decisões cabíveis e justas sobre todo o processo.
CAD RECEBE MONÇÃO DE CONGRATULAÇÃO PELA AL/MS
A Monção foi proferida em Sessão Ordinária do dia 26/05 a pedido do Deputado Diogo Tita que explanou "A Escola de Direito de Paranaíba, também irá comemorar o 10 aniversário de formatura da primeira turma de Bachareis em Direito e de lá para cá o curso de Direito foi aperfeiçoado e hoje é um dos melhores daquela unidade da UEMS, formando brilhantes advogados".
O presidente do CAD ao receber o ofíco de homenagem diz-se "ser um reconhecimento que a maior Casa de Leis e Cidadania do Estado confere ao brilhante trabalho que professores, técnicos administrativos, alunos e demais colaboradores vem desenvolvendo para se atingir uma universidade de qualidade".
E aproveita o ensejo para estender a homenagem à professora Me. Ângela Duran que segundo Diogo Barbosa "é a mais digna e merecedora desta monção, por ser ela a mentora e corajosa professora que desafiou o tempo e a distância para reunir aqueles ex acadêmicos que hoje são grandes profissionais e orgulho de nossa universidade".
segunda-feira, 8 de junho de 2009
PROTESTOS EM AMAMBAI
Professores e alunos da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) protestaram em frente à Câmara Municipal de Amambai, ontem à noite, enquanto o governador André Puccinelli (PMDB) recebia, lá dentro, o título de cidadão do município. Os manifestantes portavam faixas reivindicando a autonomia da universidade, que teve reduzido o duodécimo e estaria enfrentando dificuldades financeiras.
Do lado de fora da Câmara os manifestantes gritavam: "só é cidadão quem respeita a educação", "ado, ado, ado, governador foi reprovado" e "não se vive só de pão, respeito à educação".
André não se intimidou com o protesto. Findo a cerimônia, saiu e foi ao encontro dos manifestantes. Ouviu deles as reivindicações e reclamações sobre a redução do repasse da Uems. Mas não prometeu nada.
BOLETIM INFORMATIVO DO CAD
Rogério Fernandes
Acadêmico de Ciências Sociais/UFGD
Por favor, repasse meus parabéns a Paranaíba pela iniciativa!
Att.
Prof. Ricardo Lachi