domingo, 31 de maio de 2009

MOBILIZAÇÃO


O Centro Acadêmico de Direito, juntamente com os C.A`S de Ciências Sociais e Pedagogia realizaram uma mobilização em apoio a melhoria dos salários dos professores e técnicos administrativos. Na oportunidade foram ainda reenvidicadas melhorias para a estrutura física da unidade e qualidade de toda a UEMS, que neste ano completa 15 anos.

A mobilizição foi atípica. Pela primeira vez, a mobilização perdeu o caráter agressivo, sendo desenvolvida em sua totalidade em debates que enriquecem o conhecimento dos universitários, e logo após teve uma confraternização nas próprias dependências da universidade.

O presidente do CAD disse "ser importante esse tipo de ação, pois além de proporcionar aos acadêmicos um conhecimento avançado da real situação da universidade, ainda promove integração entre os acadêmicos dos três cursos da unidade. E essa é apenas a primeira de muitas ações que poderão ser desenvolvidas neste ano, para integrar os universitários e conscientizá-los da importância de não só passarem pela universidade, mas de vivê-la intensamente, pois dela depende não só os nossos futuros, mas também dos nossos amigos, parentes e descendentes".

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Saiba mais sobre um centro acadêmico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Um centro acadêmico no Brasil é uma entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes de um curso de nível superior, podendo representar estudantes de diversos cursos de uma mesma faculdade. Suas funções podem ser e em geral são diversas. Algumas delas são: a organização de atividades acadêmicas extra-curriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros e realização de projetos de extensão; encaminhamento, mobilização e organização de reivindicações e ações políticas dos estudantes; mediação de negociações e conflitos individuais e coletivos entre estudantes e a faculdade; realização de atividades culturais como feiras de livros, festivais diversos, entre outros.
Os centros acadêmicos são formados, de maneira geral, a partir da associação de estudantes, o que faz com que possam ser classificados, do ponto de vista jurídico, como associações civis.
A relação que o Centro Acadêmico estabelece com as instâncias burocráticas da instituição pode se dar de forma direta, sendo este parte desta estrutura, ou de forma independente, sendo a entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional.
Há outras formas de organização de entidades estudantis nas universidades, sendo as principais o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Diretório Acadêmico e o Grêmio estudantil.
Essas estruturas e nomenclaturas correspondem à época em que foram fundadas as entidades e aos objetivos do momento de sua fundação. Basicamente se for, por fundação, uma Faculdade originalmente, ter-se-á um Diretório Acadêmico, enquanto um curso de uma Universidade terá um Centro Acadêmico. Ambos não têm diferenças de atribuições.

terça-feira, 12 de maio de 2009

III Congresso Sul-Mato-Grossense de Direito



Após acordo firmado entre o CAD e a Prefeitura de Paranaíba e o Puccinelli Centro de Estudos Jurídicos, vários acadêmicos da UEMS e FIPAR participaram do III Congresso Sul-Mato-Grossense de Direito realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, na cidade de Campo Grande.

Paranaíba se fez presente com mais de 150 acadêmicos. Diante de tão expressiva participação, não nos faltaram elogios e agradecimentos. "É muito bom tê-los conosco" frisou André Puccinelli Jr,organizador do evento. Outro elogio partiu do Desembargador Luiz Tadeu Barbosa, que esteve recentemente em Paranaíba, na X Semana Jurídica e se declarou feliz em sentir mais uma vez a força dos universitários de Paranaíba.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Justiça impede que Cinemark exija boleto bancário para meias-entradas

11/05/2009 - 16h55
Justiça impede que Cinemark exija boleto bancário para meias-entradas
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações
da Folha Online

Uma medida liminar deferida pela 1ª Vara Empresarial da Capital impede que a rede de cinema Cinemark exija outros documentos --como boletos bancários, folhas de frequência e recibos de matrícula--, além da carteira estudantil, para efetuar a venda de meias-entradas.

A decisão garante que as entradas sejam obtidas apenas com a apresentação da carteira estudantil, que é emitida pela instituição de ensino, com data de validade --fator que já atestaria a qualidade de estudante ao seu portador.

As investigações realizadas durante o inquérito civil constataram que, com essas solicitações, a rede de cinemas dificultava o direito do estudante de pagar a meia-entrada. O pedido de liminar foi feito pela 2ª Promotoria de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital.

A Cinemark ainda não havia se pronunciado em relação à decisão da justiça até a publicação desta reportagem.

fonte: http://guia.uol.com.br/cinema/ult10044u563800.shtml